Série Leviatã

post1
Leviatã de Scott Westerfeld
A Primeira Guerra Mundial é o pano de fundo para uma aventura histórica.
A Europa esta dividida entre Darwinistas, que lutam com criaturas manipuladas geneticamente para satisfazer as suas necessidades, e  Clankers, que usam máquinas a vapor.
Alek e Deryn encontram-se em lados opostos da guerra mas o destino obriga a que os seus caminhos se cruzem. As suas acções vão influenciar a guerra em maneiras que nem eles sabem.
Esta serie não é uma historia de amor entre dois adolescentes e muito menos entre um arquiduque e uma plebeia, esta serie é uma aventura onde a nossa imaginação é posta a prova a cada página. O mundo é muito bem construído e a utilização de imagens torna as invenções reais. A utilização de dois POV (point of view) oferece ao livro dimensionalidade principalmente devido à diferença entre as duas personagens principais.
O meu pódio esta entre o 1º e o 3º livro, o terceiro lugar vai para o 2º livro.
O 1º (Leviatã) foca-se na construção do mundo e das personagens. A cada página compreendemos cada vez mais as personagens e as suas intenções.
O 2º (Besta) é escrito em volta de uma revolução e o papel que Alek e Deryn têm nela.
Finalmente, o 3º (Golias) termina a trilogia de uma forma espectacular onde os detalhes são imaculados. Um final épico com muita aventura à mistura.
O que me fez ler estes livros foi todas as opiniões positivas sobre os mesmos e para minha surpresa fiquei a gostar mais do que algum dia pensei. O romance resume-se as 5 últimas paginas do 3º livro. Nesta serie é a dose perfeita de romance para terminar.
5-stars
Esta é a review sem spoilers,  para uma review mais detalhada continuem a ler o post.

A historia de Alek e de Deryn mostrou-se um furacão de emoções. Nunca pensei que um escritor consegui-se transpor tão bem as emoções de 2 pessoas que de certa maneira perderam tudo.
Identifico-me mais com o Alek mas Deryn é a personagem feminina que qualquer rapariga/mulher deveria de ter como exemplo. Uma personagem com medos mas com a capacidade de ultrapassar cada um desses medos. Enquanto que Alek  é o eterno sonhador e o ingénuo. É impossível não sentir a amizade que existe entre eles os dois. É uma amizade que apenas dá o próximo passo no momento certo mostrando que é possível  ter uma amizade real e leal mesmo com alguém que não conhecemos totalmente.
Gostei da mudança de cidades mas a cidade de Istambul não foi a minha preferida. A construção e os detalhes eram ricos e a revolução é um ponto muito importante para o plot. A apresentação do Tesla é um pormenor muito interessante assim como o Ford.
A ida para a América permitiu uma vista mais alargada do mundo durante esta Primeira Guerra Mundial e compreender como o poder e o dinheiro manipulam a guerra.
Este livro ensinou-me muito sobre a Primeira Guerra Mundial e recomendo a toda a gente que gosta deste tema.
Stay Awsome,
Viviana
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s